Slide # 1

O PAÍS LUSÓFONO

Gostaria de conhecer mais sobre o país? A Angola fica no ... Mais informações »

Slide # 2

O DIFERENCIAL DA CULTURA

Sabia que o kuduro é uma dança/estilo criado ... Mais informações »

Slide # 3

POLÍTICA REVOLUCIONÁRIA

É um dos países com a mais recente independência. Enfrentou uma guerra civil... Mais informações »

Slide # 4

A ARTE DO JEITINHO ANGOLANO

Muitos artistas Angolanos nasceram em outros países mas acabaram se estabilizando no país... Mais informações »

Slide # 5

A LÍNGUA

Você sabia que a Angola tem como idioma a língua portuguesa? A resposta pode ser encontrada através da história,nas navegações... Mais informações »

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quando pensamos em religião em angola geralmente olhamos com muito preconceito, imaginamos as coisas mais ''absurdas''.O que geralmente não se sabe é que existem, aproximadamente, 1000 religiões organizadas em igrejas ou análogas. A população se divide em : católicos, religiões africanas baseadas na cristã, protestantes, muçulmanos e igrejas evangélicas brasileiras(que foram banidas de Angola, pois segundo o governo, elas praticam ''propaganda enganosa'' e ''se aproveitam das fragilidades do povo angolano'', além de não terem reconhecimento do estado).
E uma das curiosidades do mundo religioso em Angola é que em 2013, cerca de 200 religiões e seitas foram proibidas, dentre elas o islamismo por causa de seu extremismo que pode ser ofensivo a religião local (cristianismo) por isso mesquitas em todo o estado serão fechadas e destruídas. Obs: mesquitas são locais de culto para os seguidores do islamismo.

Fontes: http://www.angola24horas.com/portal/index.php/religiao/item/509-angola-eo-primeiro-pais-do-mundo-a-proibir-a-religiao-islamica

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Angola#Religi.C3.A3o


Turma 2106

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Olá ! Ao falar dos habitantes de Angola, a primeira coisa que pensam é em pobreza, miséria, etc. Mas o poucos sabem é que angolanos são pessoas bem curiosas. Há alguns fatos que merecem atenção para quem chega ao país. Portanto, trazemos algumas curiosidades:

Atenção com os Cliques e Flashes
Os angolanos não gostam de ser fotografados. Então, se quiser tirar foto, peça permissão. O mesmo para locais públicos, especialmente os de controle militar. Isso vem da Guerra Civil, na qual o fato de tirar foto, representava um ataque a pessoa fotografada.


Formal x Informal
Outro fato desconhecido é a formalidade angolana. O povo é bem formal quando se refere as autoridades. Esse fato gera um certo atrito com nós brasileiros por sermos mais informais. Um exemplo de diferença entre angolanos e brasileiros é a língua. Em Angola, o gerúndio é pouco usado e não é apreciado pelos angolanos. O que difere do Brasil.

Onde estou?
Uma outra curiosidade em Luanda é o fato de os endereços não serem planejados, por conta do crescimento desordenado nos anos de guerra. Por conta disso, não se utiliza no dia-a-dia nome de ruas, códigos postais ou números. O mesmo ocorre com as placas que sinalizam as vias. Por isso, as pessoas usam referencias locais para encontros. Isso explica a não existência de serviços de entrega de correspondências e de chamadas de táxis



Fonte: www.viverangola.org.









segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Olá gente,

Nosso grupo visitou o Consulado Geral da República de Angola e o Espaço Cultural de Angola.  Lá tinha um expositor com alguns objetos de Angola, e teve um que nos chamou bastante atenção: um tabuleiro de Kiela, que é um jogo de raciocínio e tem um grande papel na literatura oral.                 
Tabuleiro de Kiela

Regras:

Kiela é disputado num tabuleiro formado por quatro filas com dez cavidades, por cada fila. Cada jogador controla as duas filas do seu lado do tabuleiro.
A posição inicial depende da experiência e do potencial dos jogadores:

  • Os jogadores iniciantes começam com uma semente em cada cavidade, da fila externa e com uma pedra, em cada um das quatro cavidades, para a direita da fila interior, do lado do jogador.
    Posição inicial para jogadores iniciantes

  • Jogadores experientes começam com duas sementes, por cavidade e utilizam as mesmas cavidades, conforme foi acima mencionado.
Posição inicial para jogadores experientes
  • Os jogadores experientes podem, no seu primeiro movimento, reorganizar as pedras do seu lado.

Uma possível posição após um movimento de um jogador experiente
No seu turno, o jogador retira o conteúdo de uma das suas cavidades, que contenha duas ou mais sementes, e semeia-as, uma a uma, em sentido anti-horário, pelas cavidades subsequentes, do seu lado do tabuleiro.
Se a última pedra cair numa cavidade vazia, o seu turno termina.
Se a última pedra cair numa cavidade ocupada, todas essas pedras (a última recém chegada mais as pedras já existentes na cavidade) são retiradas e semeadas em uma nova volta
  • Se a cavidade ocupada estiver na fila interior e se a cavidade oposta do adversário estiver ocupada, as pedras desta cavidade são capturadas e o jogador continua a semear, com essas pedras capturadas, a partir da cavidade seguinte àquela que lhe permitiu a captura das pedras.
  • Se a cavidade externa do adversário estiver também ocupada, o jogador captura também essas pedras e, em seguida, semeia as pedras a partir de ambas as cavidades do adversário
Quando um jogador não consegue fazer um movimento (ou seja, todas as cavidades estão vazias ou contêm uma única pedra) é sinal de que perdeu o jogo.
Regras especiais para os jogadores iniciantes:
  • Aos jogadores iniciantes é permitido mover as cavidades com uma única pedra.
  • Um jogador perde o jogo, somente, se todas as suas cavidades ficarem vazias.

NOTA: Você pode fazer o tabuleiro com caixas de ovos, de modo que tenham 4 fileiras e cada uma delas com 10 buracos e também pode fazer as bolinhas com papel, por exemplo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recentemente, desenvolveram o jogo na versão digital. Para quem quiser aqui está uma entrevista com o criador dessa versão: http://www.menosfios.com/2013/08/entrevista-irineu-souto-desenvolvedor-da-versao-digital-do-jogo-kiela/


Foi isso, esperamos que tenham gostado e se divertido! Até a próxima o/




Turma 2106

sábado, 25 de outubro de 2014

Olá pessoas,

Pra quem não sabe, houve uma exposição do nosso trabalho sobre a Angola(e de outros países também) no Colégio Pedro II - Campus Centro nos dias 24/25 de setembro. Foi bem legal a exposição, e serviu de grande aprendizado para os que foram. Mas se você não foi, não se apoquente! Registramos algumas partes da exposição:
Entrada da exposição

Linha do tempo da literatura de Angola

Algumas fotos que tiramos no espaço cultural do Consulado de Angola(tinha muita coisa interessante lá o.o)

Uma pequena parte da cultura de Angola

Alguns livros de escritores angolanos(recomendamos o livro ''Contos Africanos'', que contém contos não só de Angola, mas também de outros países)

Também tiveram algumas comidas de Angola como diongo de banana e batata doce frita! Pena que não deu tempo de tirar foto, vocês já devem imaginar o porquê....
                   



Esperamos que todos tenham gostado da exposição! Até a próxima o/

Turma 2106

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Colonização de Angola

  • Expansão Comercial e Marítima Portuguesa chega no Zaire ( 1484 )e explora a Costa Oeste da África, comandada por Diogo Cão e são construídas feitorias(que serviam para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino).
Feitorias portuguesas
Tráfico de escravos
  • Portugal explora rivalidades de tribos para dominar a médio-longo prazo aquela região. O primeiro governador de Angola (Paulo Dias de Novais)delimita um espaço para melhor organização da exploração. Por a Angola ser rica em muitos sentidos, funciona como mercado abastecedor para o Brasil de escravos e cana-de-açúcar.


  • Em 1576 é fundada São Paulo da Assunção de Luanda. Luanda se afirma como ponto estratégico no comércio entre a África, Europa e América. A Rainha Nzinga revolta-se com Portugal e com o apoio ds holandeses ocupa Luanda. Em 1648, os portugueses reconquistam Angola.
  • A colonização do interior de Angola só se inicia no século XIX, com o fim do tráfico de escravos(escravidão continua) e com o interesse de outras potências por uma parte da África. É construída uma ferrovia até Malanje, que abre novas possibilidades de exploração. A ocupação do interior também é feita através dos rios.
  • As fronteiras de Angola são definidas no final do século XIX.
Fronteiras de Angola
  • Inicia-se a exploração intensiva de diamantes, incrementa-se a produção de café, cana-de-açúcar, sisal, milho e outros produtos agrícolas. Todos destinados para exportação. Desenvolve-se também a exploração dos minérios de ferro
    Exploração de diamantes
  • O povo começa a resistir ao colonialismo português. Nasce o nacionalismo moderno e junto com ele grupos participantes de movimento de independência, este que foi influenciado pelo final da segunda guerra e inicio da guerra fria: MPLA, FNLA e UNITA. Portugal não aceitou a proposta de independência e com isso começou a luta armada, que dura 13 longos anos.
  • Em 11 de novembro de 1975, o primeiro presidente da República de Angola, Agostinho Neto, proclama a Independência.           


Fonteshttp://www.rtp.pt/rdpafrica/?t=Estado-portugues-perde-milhoes-com-diamantes-de-Angola.rtp&article=1976&visual=6&tm=10&headline=16

http://paiantoniodexango.ning.com/profiles/blogs/a-revolta-do-povo-angolano-dando-in-cio-h-luta-armada-4-2-1961

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Angola


Turma 2106