Colonização de Angola
- Expansão Comercial e Marítima Portuguesa chega no Zaire ( 1484 )e explora a Costa Oeste da África, comandada por Diogo Cão e são construídas feitorias(que serviam para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino).
Feitorias portuguesas |
Tráfico de escravos |
- Portugal explora rivalidades de tribos para dominar a médio-longo prazo aquela região. O primeiro governador de Angola (Paulo Dias de Novais)delimita um espaço para melhor organização da exploração. Por a Angola ser rica em muitos sentidos, funciona como mercado abastecedor para o Brasil de escravos e cana-de-açúcar.
- Em 1576 é fundada São Paulo da Assunção de Luanda. Luanda se afirma como ponto estratégico no comércio entre a África, Europa e América. A Rainha Nzinga revolta-se com Portugal e com o apoio ds holandeses ocupa Luanda. Em 1648, os portugueses reconquistam Angola.
- A colonização do interior de Angola só se inicia no século XIX, com o fim do tráfico de escravos(escravidão continua) e com o interesse de outras potências por uma parte da África. É construída uma ferrovia até Malanje, que abre novas possibilidades de exploração. A ocupação do interior também é feita através dos rios.
- As fronteiras de Angola são definidas no final do século XIX.
Fronteiras de Angola |
- Inicia-se a exploração intensiva
de diamantes, incrementa-se a produção de café, cana-de-açúcar,
sisal, milho e outros produtos agrícolas. Todos destinados para
exportação. Desenvolve-se também a exploração dos minérios de
ferro
Exploração de diamantes - O povo começa a resistir ao colonialismo português. Nasce o nacionalismo moderno e junto com ele grupos participantes de movimento de independência, este que foi influenciado pelo final da segunda guerra e inicio da guerra fria: MPLA, FNLA e UNITA. Portugal não aceitou a proposta de independência e com isso começou a luta armada, que dura 13 longos anos.
- Em 11 de novembro de 1975, o primeiro presidente da República de Angola, Agostinho Neto, proclama a Independência.
Fontes: http://www.rtp.pt/rdpafrica/?t=Estado-portugues-perde-milhoes-com-diamantes-de-Angola.rtp&article=1976&visual=6&tm=10&headline=16
http://paiantoniodexango.ning.com/profiles/blogs/a-revolta-do-povo-angolano-dando-in-cio-h-luta-armada-4-2-1961
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Angola
Turma 2106
0 comentários:
Postar um comentário