Pra definir Angola não podemos pensar em um lugar onde todos são iguais, com os mesmos gostos , as mesmas origens e etc .Pra falar de Angola temos que pensar na história, uma história conturbada ,repleta de conflitos entre os diferentes grupos étnicos que existiam antigamente e foram forçadas a se unir e formar um povo.
Nessa formação não teve um grupo étnico vencedor, tendo assim uma cultura repleta de diferenças. Por isso podemos dizer que Angola é um país pluriétnico e multicultural, ou como dizia Agostinho Neto (poeta angolano) “Uma nação de várias nações”.
Por conta de todas essas diferenças, esses conflitos se agravavam ocasionando guerras. Porém as guerras trazem consequências horríveis para o desenvolvimento de qualquer país, e com as Guerras Angolanas não foi diferente. A Guerra Civil que ocorreu de 1975 a 2002 gerou uma crise humanitária desastrosa em todo o país. Em 2003 cerca de 80% dos angolanos não tinham acesso à assistência médica básica e muitos outras coisas.
Sendo assim é muito fácil definir Angola com nossos olhos,um país onde a desigualdade reina junto com a fome e as doenças, mas também podemos olhar Angola como um país que ainda está se recuperando de todos esses conflitos e ainda pode melhorar muito e possui riquezas naturais que contribuem pra essa melhora.
O que é Angola? Pra mim Angola é um país vitorioso só por sobreviver a sua própria história, e que ainda será olhado de maneira bem diferente.
Por Rayssa Soares 2104
0 comentários:
Postar um comentário